CLEAN BEAUTY: A TENDÊNCIA DE BELEZA QUE ESTÁ BOMBANDO

Se você nos acompanha atentamente, com certeza já ouviu falar no movimento "Clean Beauty", certo?

Também conhecida como Beleza Limpa, essa nova tendência já faz parte do nosso DNA há 8 anos e vem transformando o mercado da beleza ultimamente. Nada mais é do uma alternativa para quem busca por produtos saudáveis, naturais e se preocupa com o meio ambiente. Tudo começou no Japão, mas hoje vem ganhando cada vez mais força nos Estados Unidos e no mundo, principalmente entre os millenials, que são cada vez mais adeptos do consumo consciente.

O movimento preza pela transparência das marcas ao descrever todos os ativos que compõem seus produtos, ou seja, listar todos os ingredientes que fazem parte da sua formulação sem ocultar nenhum, sem fazer uso de termos genéricos ou promessas falsas que o produto não é capaz de cumprir. Nunca houve tanta preocupação dos consumidores com a composição dos cosméticos.

Para conseguir se enquadrar no grupo de cosméticos pertencentes ao "Clean Beauty", é preciso seguir duas regras básicas:

1) Todos os cosméticos e produtos não devem apresentar qualquer ativo tóxico (parabeno, silicone, sulfatos) que podem causar riscos e malefícios para a saúde, como vermelhidão na pele, reações alérgicas, alterações hormonais e irritação causadas pelas fragrâncias que não sejam naturais. Sua composição precisa ter pelos menos 95% de obra prima natural.

2) Todos os produtos devem ter uma lista completa de todos os ingredientes usados na formulação desse cosmético, já que a transparência com o seu público é uma das principais ideologias do conceito de beleza limpa. Todas as marcas procuram dar as informações para que os seus clientes saibam o que estão adquirindo, sem ter a presença de propagandas enganosas. 

É importante não confundir o movimento com cosméticos veganos, naturais ou orgânicos, que, apesar de semelhantes, possuem diversas diferenças. A principal preocupação do Clean Beauty é o desenvolvimento de cosméticos livres de toxinas, o que não significa que eles precisem ser veganos, orgânicos ou naturais. Afinal, um ingredientes pode ser artificial ou de origem animal e ainda assim não ser tóxico. Na E.O., somos Naturais, Veganos e estamos caminhando para o crescimento orgânico. Hoje possuímos linhas que possuem de 75% até 100% de ingredientes orgânicos em suas composições, além de serem até 100% de origem naturais.

Segundo a agência The NPD Group, 50% das mulheres se preocupam em procurar informações na internet antes de comprar um produto em loja, observando se há a presença de componentes tóxicos na formulação. Aqui no Brasil, o movimento vem se tornando cada vez mais forte. Em pesquisa realizada pela Mintel, 54% dos brasileiros foram indicados como potenciais compradores de produtos éticos e naturais, além de serem preocupados com a sustentabilidade e com os impactos dos produtos nocivos na saúde e no meio ambiente.

Uma pesquisa recente mostrou que uma mulher usa, diariamente, cerca de 12 produtos com 168 substâncias químicas diferentes, enquanto homens usam 6 produtos que contêm cerca de 85 ingredientes. Algumas dessas substâncias são tóxicas e podem causar problemas de saúde ao serem absorvidas pela pele, inaladas ou ingeridas. O movimento global da Beleza Limpa veio para trazer mudanças positivas e transformar esses hábitos cosméticos, que ainda são muito comuns hoje em dia.

Para nós, da Essencial Organics, é uma premissa básica manter a saúde da pele de todos os nossos clientes. Por isso, acreditamos que a natureza é o único meio necessário para produção de todos os nossos produtos. Buscamos utilizar matérias-primas que sigam uma linha saudável, pura, natural e que proporcione cuidados com a beleza que sejam totalmente livres de toxinas prejudiciais.

Além disso, prezamos pelo bem do nosso planeta e de todas as formas de vida que há nele. Por isso, as composições dos nossos produtos não poluem o meio ambiente, não realizamos testes em animais, nossas embalagens são 100% recicláveis.

Além de toda a preocupação na criação de produtos naturais, o movimento busca diminuir o impacto causado na produção e cuida de toda a cadeia de desenvolvimento, do plantio, extração, manipulação, transporte, embalagens e até o descarte das embalagens. Hoje possuímos dois selos que mostram o nosso zelo e cuidado com o descarte das nossas embalagens. O selo eureciclo, que faz a reciclagem da quantidade em peso das embalagens que produzimos do meio ambiente, e não quer dizer que reciclam somente as nossas embalagens, eles coletam todos os tipos de material para reciclagem e faz uma compensação em relação a nossa produção. Também temos o selo, Reciclo Beleza Sustentável, onde é feito a coleta de nossas embalagens em pontos estratégicos nas cidades, para assim serem recicladas. E em nossas lojas, oferecemos benefícios para quem levar as nossas embalagens de volta para reciclarmos. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a gente? Mande uma mensagem!

Deixe um comentário