
Você sabe o que é Janeiro Branco?
Descrição: Muito se fala sobre Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, mas você já ouviu falar sobre o Janeiro Branco? Uma campanha que, infelizmente, ainda é muito desconhecida, porém com o foco em um tema tão importante quanto o dos outros meses. Pois não estamos falando do branco do ano novo, mas do branco da saúde mental!
De qual branco estamos falando?
Janeiro, por ser o primeiro mês do ano, é um momento de reflexão e planejamento de metas para os outros meses, um momento de reavaliação de relacionamentos e escolhas que representa muito bem o “novo” assim como a cor branca que é muito relacionada com tal conceito.
Com esse pensamento foi criada a campanha “Janeiro Branco” pelo Leonardo Abrahão, um psicólogo mineiro que teve o apoio necessário para tornar a campanha mundial. Em sua perspectiva, não há momento melhor para falar sobre saúde mental se não em um período em que as pessoas criam metas e de fato querem se preocupar consigo mesmas.
O branco, em janeiro, representa não apenas o novo, mas também a tela em branco que é a oportunidade de você se reinventar e tratar da sua saúde mental que, consequentemente, também é tratar da saúde física.
É necessário falar sobre saúde mental
Infelizmente quando tratamos sobre saúde mental é mais do que comum falas como “isso é frescura” ou “terapia é pra maluco”, falas que muitas vezes vem de pessoas que convivem com transtornos mentais diariamente, mas que preferem negligenciar a própria saúde do que se cuidar. Por isso a necessidade desta campanha.
O Janeiro Branco Tem o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância e o impacto que é não estar mentalmente saudável, para si e as pessoas em sua volta. Pois doenças mentais não devem ser apenas conhecidas, mas, principalmente, tratadas!
De acordo com dados da ONU (Organização Mundial de Saúde), quase 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, 19 milhões de ansiedade e 22 milhões com outros transtornos mentais, ou seja, cerca de 27% da população brasileira está doente mentalmente, e isso não pode ser passado em branco.
A vida pede equilíbrio
Em meio ao cenário tão turbulento em que vivemos, a vida pede equilíbrio. Equilíbrio na alimentação, no trabalho, nas relações e na sua vida! Saúde mental não é só tratar de transtornos e doenças mentais, mas também respeitar seus limites, equilibrar seus afazeres com o descanso e se priorizar.
Cuidar de si não deve se tornar uma tarefa difícil, deve ser prazeroso, pois você não é um peso em sua vida, mas sim o protagonista de sua própria história! Procure se conhecer e reinventar a cada ano, pois o ano novo é uma época de recomeço, de novas metas, mas também uma nova chance de cuidar da mente e cuidar da vida.
A ajuda também está aqui
Saúde mental também é sobre bem-estar, relaxamento e boas noites de sono, coisas que dependem de nós, mas que podemos ter uma ajudinha! A aroma terapia é perfeita para te ajudar nesse processo.
O nosso Blend Relaxante de Óleos Essenciais está aqui para te ajudar naqueles dias cheios e cansativos quando tudo o que você precisa é relaxar, te proporcionando uma boa noite de sono, um ambiente livre de tensão e deixando pronto para o dia seguinte.
Escrito por Yuri Ferreira Pinsard
VEJA MAIS

INSÔNIA? SAIBA COMO A AROMATERAPIA PODE AJUDAR
A insônia é um problema que afeta mais de 40% dos brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No contexto de enfrentar esse distúrbio do sono, a aromaterapia se destaca como u...
Ver mais
SAIBA COMO USAR ÓLEOS ESSENCIAIS EM SHOWS
Cada show é repleto de emoções, porém, sempre se trata de uma experiência muito individual. Por isso, compilamos algumas dicas sobre como usar óleos essenciais para tirar o máximo de proveito desse...
Ver mais
COMO A AROMATERAPIA PODE AJUDAR NA AUTOCONFIANÇA
O processo para desenvolver a autoconfiança é gradual e envolve o autoconhecimento e aceitação. Nos ajudando a encarar de forma saudável essas dúvidas, é possível as transformar em oportunidades de...
Ver mais
Deixar comentário
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.