Você sabe o que é Janeiro Branco?

Descrição: Muito se fala sobre Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, mas você já ouviu falar sobre o Janeiro Branco? Uma campanha que, infelizmente, ainda é muito desconhecida, porém com o foco em um tema tão importante quanto o dos outros meses. Pois não estamos falando do branco do ano novo, mas do branco da saúde mental!

 

De qual branco estamos falando?

Janeiro, por ser o primeiro mês do ano, é um momento de reflexão e planejamento de metas para os outros meses, um momento de reavaliação de relacionamentos e escolhas que representa muito bem o “novo” assim como a cor branca que é muito relacionada com tal conceito.

Com esse pensamento foi criada a campanha “Janeiro Branco” pelo Leonardo Abrahão, um psicólogo mineiro que teve o apoio necessário para tornar a campanha mundial. Em sua perspectiva, não há momento melhor para falar sobre saúde mental se não em um período em que as pessoas criam metas e de fato querem se preocupar consigo mesmas.

Mão segurando o símbolo do Janeiro Branco 

O branco, em janeiro, representa não apenas o novo, mas também a tela em branco que é a oportunidade de você se reinventar e tratar da sua saúde mental que, consequentemente, também é tratar da saúde física.

 

É necessário falar sobre saúde mental

Infelizmente quando tratamos sobre saúde mental é mais do que comum falas como “isso é frescura” ou “terapia é pra maluco”, falas que muitas vezes vem de pessoas que convivem com transtornos mentais diariamente, mas que preferem negligenciar a própria saúde do que se cuidar. Por isso a necessidade desta campanha.

O Janeiro Branco Tem o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância e o impacto que é não estar mentalmente saudável, para si e as pessoas em sua volta. Pois doenças mentais não devem ser apenas conhecidas, mas, principalmente, tratadas!

De acordo com dados da ONU (Organização Mundial de Saúde), quase 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, 19 milhões de ansiedade e 22 milhões com outros transtornos mentais, ou seja, cerca de 27% da população brasileira está doente mentalmente, e isso não pode ser passado em branco.

 

A vida pede equilíbrio

Em meio ao cenário tão turbulento em que vivemos, a vida pede equilíbrio. Equilíbrio na alimentação, no trabalho, nas relações e na sua vida! Saúde mental não é só tratar de transtornos e doenças mentais, mas também respeitar seus limites, equilibrar seus afazeres com o descanso e se priorizar.

Cuidar de si não deve se tornar uma tarefa difícil, deve ser prazeroso, pois você não é um peso em sua vida, mas sim o protagonista de sua própria história! Procure se conhecer e reinventar a cada ano, pois o ano novo é uma época de recomeço, de novas metas, mas também uma nova chance de cuidar da mente e cuidar da vida.

 

A ajuda também está aqui

Saúde mental também é sobre bem-estar, relaxamento e boas noites de sono, coisas que dependem de nós, mas que podemos ter uma ajudinha! A aroma terapia é perfeita para te ajudar nesse processo.

Foto do frasco do Blend Relaxante de Óleos Essenciais com um fundo branco

O nosso Blend Relaxante de Óleos Essenciais está aqui para te ajudar naqueles dias cheios e cansativos quando tudo o que você precisa é relaxar, te proporcionando uma boa noite de sono, um ambiente livre de tensão e deixando pronto para o dia seguinte.

 

Escrito por Yuri Ferreira Pinsard

Deixe um comentário

Shop now

You can use this element to add a quote, content...