A sua pele no inverno pede por mais hidratação

Descrição: No inverno, sua pele fica comprovadamente mais ressecada, por conta do clima seco. É super importante manter sua pele hidrata (ainda mais) nessa época, já que é um momento de retenção de água. Então vem com a gente nessa leitura rápida e entenda o poder da hidratação no inverto! Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 26 segundos.

 

Nota mental para o inverno: hidrate, hidrate e hidrate a sua pele

Você sabe quais são as causas da nossa pele ficar tão ressecada no inverno? Não? A gente te explica!

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que, devido à baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias, um mecanismo natural da nossa pele, a perda de água por evaporação e consequente redução da hidratação, é impactado deixando a pele mais seca e desprotegida.

Outro determinante é o fato de que, por não estarmos sentindo tanto calor quanto no verão (quando suamos mais, perdemos mais líquidos e precisamos repor a hidratação mais constantemente), não bebemos tanta água quanto de costume, e a pele é logo a primeira a sentir essa falta.

E, se você é uma dessas pessoas que adora tomar um banho com água quente para lidar com o frio, tome cuidado! A SBD também explica que essa prática, quando constante, pode causar uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Assim, o manto lipídico (que protege nossa pele de micro-organismos, e também da perda de água para o ambiente externo) não consegue reter a umidade da pele.

 

Ressecamento & oleosidade: entenda as possíveis consequências

Dentre os principais sintomas da pele ressecada no inverno estão:

1) Aparência opaca e desvitalizada;

2) Descamação da pele (especialmente na região do nariz, queixo e testa);

3) Sensação de aspereza, pele mais “grossa” ao toque;

4) Coceiras e alergias (pela desidratação); e

5) Aspecto esbranquiçado (que indica a desnaturação das proteínas).

O contrário também pode ocorrer: ou seja, ao invés de ficar mais ressecada, a pele produz mais oleosidade como um mecanismo de proteger da desidratação. Neste caso, o banho muito quente incentiva ainda mais a produção excessiva de óleo pela pele (para compensar o que perdeu), resultando em um aspecto oleoso e brilhante.

Além disso, como a nossa alimentação tende a mudar conforme as estações, a época mais fria do ano pode ser um grande atrativo para uma alimentação mais pesada, com alimentos mais gordurosos, doces, chocolates e outros alimentos que também estimulam a produção sebácea com mais intensidade. Por isso, tome cuidado e tente não exagerar!

 

A Essencial Organics te ajuda 

Quer uma ajudinha? Os óleos vegetais e hidratantes queridinhos da Essencial Organics, podem ser os seus também!

Neutral Basis

Para hidratar o corpo, a Base Neutra Hidratante da Essencial Organics, possui uma combinação de ingredientes 100% naturais, como a manteiga de Karité, Glicerina de soja e Lecitina vegetal, proporcionando uma composição rica em vitaminas e ácidos graxos, proporcionando grande efeito hidratante, suavidade, maciez e promovendo a sedosidade natural da pele. É ótimo pra ser usada no inverno, pois mantém a pele hidratada e protegida em baixas temperaturas.

Blending Facial Multifuncional

Para hidratação do rosto, combina a hidratação do Óleo Esqualano Vegetal e Ácido Hialurônico a antioxidantes preciosos: Niacinamida - Vitamina B3, C, E & A. Hidrata profundamente, agindo em diferentes camadas da pele. Tem efeito tensor, ajuda a suavizar linhas finas, aumenta a luminosidade da pele e melhora a firmeza. Apenas uma ou duas gotas para promover uma pele macia, suave, radiante e saudável.

 

Óleo de Amêndoas Doce + Esqualano & Vitamina E 50ml

Para hidratar, rosto, cabelo e corpo, o óleo de amêndoas doces é um excelente nutritivo e hidratante, especialmente para quem tem pele seca e desidratada. Esse óleo pode ser aplicado na pele, após o banho, ou diluído no creme hidratante para amaciar, hidratar e tonificar a pele. Composto por vários lipídios como os ácidos oleico, linoleico, palmítico e mirístico e vitaminas A, B1, B2, B6 e E, o óleo de amêndoas ainda tem propriedades antioxidante e anti-inflamatória, sendo um ótimo aliado para a pele sensibilizada.

 

Dica bônus

Diferentemente do que se possa imaginar, mesmo no frio e em dias nublados, a luz solar ainda é capaz de queimar e deixar marcas na pele. Por isso, é recomendável que você sempre utilize um bom protetor solar, que, além de ajudar na hidratação e no seu tratamento específico, também irá deixar a pele protegida contra os efeitos da radiação.

Deixe um comentário