Aromaterapia e saúde mental

Descrição: A aromaterapia é uma terapia alternativa e complementar à medicina tradicional. Como já diz o próprio nome, certos aromas são capazes de auxiliar na cura, relaxamento e bem estar da mente e do corpo. O tratamento é feito a partir de óleos essenciais, que são extraídos de diferentes plantas, raízes e folhas, como a lavanda, o alecrim, a andiroba e muitas outras.



Como o nosso corpo recebe a aromaterapia? 


A aromaterapia é uma prática milenar atualmente reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC) como uma terapia natural, preventiva e multidimensional (trata do corpo físico, mental, emocional e espiritual).


Quando em contato com o corpo, seja através da aplicação na pele ou da inalação, as propriedades dos óleos essenciais são absorvidas e caem direto no sistema sanguíneo, que vai encaminhar as moléculas para o sistema límbico. Uma vez nesse sistema, os óleos, cada um com suas propriedades, facilitam o acesso às emoções, crenças e sentimentos.


Quando em contato com a camada mais sensível do ser, é mais fácil para o ser humano criar consciência do que estava “guardado” e ter acesso a novos pontos de vista se tratando do espectro emocional/espiritual. Além disso, muitos óleos contém propriedades anti bacterianas e fúngicas, que podem ser uma alternativa aos remédios farmacêuticos.




Subtítulo 2: Benefícios da aromaterapia


Esta terapia holística, que inclusive é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), quando ministrada de forma correta, alivia dores crônicas, sinais de ansiedade, estresse e até mesmo insônia. Abaixo, listamos mais alguns benefícios:

  • Combate o estresse e a irritação;
  • Provoca o relaxamento;
  • Melhora a qualidade de sono;
  • Aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar;
  • Auxilia o tratamento da depressão;
  • Ameniza sintomas de doenças e dores crônicas e musculares;
  • Fortalece o sistema imunológico.


Portanto, fica muito claro que a aromaterapia e o poder dos óleos essenciais tem tudo a ver com a manutenção da saúde mental. O autocuidado e conhecimento podem vir de diversas maneiras, e os produtos e óleos da Essencial podem ser seus super aliados!



Óleo essencial de lavanda francesa: óleo do silêncio interior


É considerada como a essência mais útil e versátil para fins terapêuticos. Traz clareza, foco e ordem mental. Nutre energeticamente quem se expõe ao seu aroma sutil. Capaz de liberar a tristeza estagnada no ambiente. Relaxante, encorajador da gentileza pura e gratuita. 


Ele é ótimo para aplicar algumas gotinhas no travesseiro ou difusor. 


 

Blend Balance: óleo para equilibrar as energias


O Blend Balance é a combinação perfeita de óleos essenciais puros, especialmente formulado para promover uma sensação de equilíbrio. Promove o relaxamento, evocando sentimentos de tranquilidade e clareza. Sua mistura de óleos ajuda a aliviar sentimentos de ansiedade, diminuindo os níveis de oscilação de humor, mantendo o equilíbrio das emoções. Excelente para ser usado na prática de ioga.


Ótimo para aplicar algumas gotinhas no difusor ou colar aromático.




Blend Relaxante: óleo para relaxar


Esse Blend contém óleos que trabalham principalmente em nosso sistema nervoso, agindo diretamente nas emoções e em nosso corpo. Ajuda a aliviar o estresse, principalmente em momentos de grandes decisões. Relaxa, tranquiliza e acalma. Cria uma atmosfera pacífica, segura e conciliadora, incentivando a ternura e a amorosidade. Combate à insegurança, carência afetiva e insônia. Indicado para pessoas que estão com problemas físicos e mentais e passando por grandes mudanças.


Ótimo para ser aplicado em massagens e inalação consciente. 


Deixe um comentário