O seu skincare realmente está sendo feito na ordem e da forma corretas?

Atualmente a oferta de produtos de skincare é enorme e, às vezes, você pode ser levado a usar produtos inapropriados para o seu tipo de pele e na ordem incorreta. Então vem descobrir o que é certo de uma vez por todas! Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 45 segundos.


 

Antes de tudo, você precisa saber quais tipos de produtos são indicados para o seu tipo de pele

Antes de criar sua rotina de skincare ideal para o seu rosto, é muito importante que saiba qual o seu tipo de pele. Para cada tipo, existem produtos direcionados, com seus devidos agentes e ingredientes indicados. Entenda agora os tipos de produtos ideais para os quatro tipos de pele:

 

Pele normal

Nem lá, nem cá: a pele normal é a que menos exige cuidado de todos os tipos. Como o nome diz, ela não costuma apresentar anomalias. Seus níveis de oleosidade e hidratação são corretos e sua aparência é saudável, com brilho regular e textura lisa. Os poros também são quase imperceptíveis.

Como já é uma pele naturalmente saudável, uma rotina básica é suficiente para cuidar dela: limpador, hidratante e protetor solar. É importante que os produtos não modifiquem o equilíbrio da pele, pois podem causar reações negativas. Uma pele normal, no entanto, também pode apresentar alguns problemas, como o aparecimento de manchas ou até mesmo acne. Nesses casos, indica-se o uso de produtos voltados para esses aspectos específicos, como cremes clareadores ou filtros solares que agem contra manchas.


Pele seca

É caracterizada por sua aparência e textura mais ressecadas. O que acontece é que, como é uma pele com baixo teor de hidratação, ela realiza uma esfoliação natural, onde blocos de célula descamam de sua camada superficial. Por isso, se torna uma pele não muito flexível e propensa a rachaduras, que podem até mesmo virar feridas. 

Não há dúvidas de que a hidratação adequada e constante é o melhor tratamento para a pele seca. O ideal é apostar em um hidratante diário potente, com ativos prebióticos, que seja indicado inclusive para peles sensibilizadas.

 

Pele oleosa

Apresenta maior quantidade de sebo, o que causa problemas como muito brilho no rosto e poros mais perceptíveis. Esse tipo de pele também é a mais propensa a desenvolver acne, outro fator de descontentamento.

Um limpador facial com atividade seborreguladora também deve fazer parte da rotina de skincare para pele oleosa. O excesso de produtos anti-acne sem a adequada hidratação pode levar à piora da acne, desenvolvimento de dermatites e alergias. Comece usando um produto por vez e não esqueça de manter a pele hidratada e sempre protegida do sol. 

 

Pele mista

A pessoa que possui pele mista apresenta uma mistura de tipos de pele. Normalmente, isso acontece de forma que a chamada zona “T” (nariz e testa) é oleosa e as outras regiões do rosto são normais ou secas. Para fazer uma rotina de skincare para pele mista, valem as recomendações mencionadas anteriormente: cada região deve receber o tratamento mais indicado para o tipo de pele que apresenta.


E afinal, qual a ordem do skincare ideal?

1. Limpe

O primeiro passo da ordem dos produtos de skincare sempre é limpar bem o rosto! Para isso, no começo do dia você vai usar sabonetes líquidos ou em barra. Agora se já chegou o final do dia e você está com maquiagem, use sempre demaquilantes/produtos micelares para tirar essa camada e só depois lavar. 

Para a limpeza, você pode usar o nosso Sabonete Líquido Vegetal Neutro. Sua fórmula balanceada foi especialmente desenvolvida com 100% de ingredientes naturais, vegana, Sulfate Free e livre de fragrância sintética.

 

2. Tonifique, se quiser

Depois de higienizar é hora de tonificar! Nem todos os dermatologistas indicam o uso, mas se você tiver costume e achar necessário, fique à vontade! A tonificação da pele tem função de equilibrar o pH, uma vez que a limpeza anterior pode causar esse desequilíbrio.

Para tonificar, você pode usar o nosso Tônico Micelar Anti-poluição Multifuncional + Vitamina C. Seu complexo de Vitamina C é extraído da Super Fruta, Ameixa Kakadu Australiana, a maior fonte de Vitamina C do mundo. Protege contra a oxidação da pele, ajuda a aumentar a produção de colágeno e ácido hialurônico.

 

3. Trate o problema

É hora de focar no que você quer tratar ou melhorar na aparência da sua cútis! Essa parte é totalmente específica e direcionada para a pele de cada um, logo, os produtos de skincare que você for usar aqui devem ser os indicados para o seu tipo de pele, recomendados pelo seu dermatologista. Seja um sérum, uma loção especializada ou uma máscara facial, a dica é sempre começar pelos produtos mais líquidos e terminar nos mais espessos e consistentes!

Para tratar, você pode usar o nosso Blending Facial Multifuncional + NIACINAMIDA. Um luxuoso Sérum Hidratante Multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Combina a hidratação do Óleo Esqualano Vegetal e Ácido Hialurônico a antioxidantes preciosos: Niacinamida - Vitamina B3, C, E & A.

 

4. Hidrate

Hidratar a pele é indispensável na rotina de cuidados de TODOS OS TIPOS DE PELE, da mais seca até a mais oleosa! Por isso, esse passo não deve, em nenhuma circunstância, ser ignorado. Assim como em todos os outros passos, aqui é muito importante saber qual o seu tipo de pele, para escolher o produto certeiro para você. Hidratantes mais consistentes e "pesados" são mais indicados para peles secas, assim como os óleos minerais, enquanto os mais leves, em gel, para pele oleosa e acneica. 

Para hidratar, você pode usar o nosso Hidratante Base Neutra. Possui uma combinação de ingredientes 100% naturais, como a manteiga de Karité, Glicerina de soja e Lecitina vegetal, com uma composição rica em vitaminas e ácidos graxos, proporcionando grande efeito hidratante, suavidade, maciez e promovendo a sedosidade natural da pele.

 

5. Proteja

Por último e também muito importante: o filtro solar. O ideal é ter um específico para o rosto e para o seu tipo de pele também.

Deixe um comentário

Conheça alguns dos nossos hidratantes que podem ser seus aliados para manter a hidratação do corpo no verão!