Você tem um ritual de skincare realmente adequado pro seu tipo de pele?

Diante de tantas opções no mercado com produtos voltados ao skincare, você tem escolhido corretamente os seus queridinhos de acordo com o seu tipo pele? Afinal, não faz muito sentido você cuidar da pele se não está usando os produtos adequados. Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 17 segundos.

 

Afinal, quais são os tipos de pele existentes?

Além dos tipos de pele existe o estado da pele, que varia conforme a idade, a ação das glândulas sebáceas e as condições naturais de hidratação.

A relação entre esses dois aspectos está no envelhecimento gradativo da pele e na exposição a fatores internos e externos. Entre os principais estão o estresse, a hereditariedade, a ansiedade, o clima, a poluição, os medicamentos e o comportamento.

Existem quatro tipos de pele bem característicos, que mostramos pra você a seguir:

Normal

A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. Dessa forma, não há excesso e ela apresenta uniformidade entre o brilho e o ressecamento.

Os poros são pequenos e pouco visíveis, podendo em algumas partes como testa, queixo e nariz, serem mais oleosas que as demais regiões. Em uma pele normal o sangue circula mais facilmente, não há manchas e sua cor é uniforme de acordo com o tom de pele. Por exemplo, em tons mais claros, tem uma aparência rosada.

Para cuidar é importante usar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes que não contenham óleo. Além disso, o protetor solar é um item essencial, que deve ser aplicado em todas as partes visíveis e expostas do corpo.

Seca

Já a pele seca apesar dos poros pouco visíveis, apresenta pouca luminosidade, nenhuma oleosidade e tendência à descamação. O maior problema desse tipo de pele é sua incapacidade de retenção da água, por isso, a falta de sebo e aparência sem brilho.

Quem tem a pele seca deve evitar banhos quentes e demorados, situação que colaboram para agravar o ressecamento. Para mantê-la saudável precisa da água de camadas profundas do corpo e da transpiração.

Se esse processo não acontece, fatalmente compromete a hidratação natural, resultando na pele seca, áspera e sem brilho. Para os cuidados com esse tipo de pele é fundamental usar cremes hidratantes ou óleos vegetais.

Oleosa

A pele oleosa é o oposto da pele seca, tendo um aspecto de brilho intenso e espesso, devido a uma produção de sebo além do normal e até necessário. Da mesma forma que é preciso estimular a oleosidade na pele seca, nesse tipo é preciso conter o excesso.

Entre os fatores que produzem uma pele oleosa estão a exposição prolongada ao sol, herança genética, descontrole hormonal, medicamentos, estresse e alimentos gordurosos.

Os poros dilatados são mais aparentes e suscetíveis ao surgimento de cravos, espinhas e manchas. Para cuidar dela, já que há grande propensão de inflamações, o ideal é usar loções neutras com base em extratos vegetais que causam, ao mesmo tempo, frescor alívio.

Mista

O tipo mais comum de pele e que demanda um cuidado extra, principalmente, na escolha dos produtos indicados para cada região. Os poros costumam ser dilatados na chamada “zona T”, testa, nariz e queixo em que surgem acnes e erupções.

Já na região das bochechas e extremidades, a pele é seca e por vezes ressecada, por isso, a denominação mista.

Como mencionamos nos dois tipos de pele anteriores, as regiões oleosas produzem sebo em excesso e as secas são carentes dessa formação, o que requer cuidados e produtos diferentes.

 

Saiba como manter uma pele saudável com uma boa rotina de skincare

Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para mantê-la saudável, com viço e protegida desses agentes externos. Para esses momentos de autocuidado, ter os produtos certos e um ritual pré-estabelecido é o melhor caminho. Optar por opções naturais, orgânicas e veganas, como os produtos Essencial Organics, é ter a certeza do que você está colocando na pele e a busca por um resultado satisfatório a curto, médio e longo prazo.

Passo 1

Se você está querendo investir em uma rotina de cuidados mais saudável e natural possível, que tal começar pelo nosso Serum Facial Damask Rose? Por conter esqualano 100% vegetal, ele retém a umidade da pele, promovendo uma textura suave e macia logo no seu primeiro uso. Além de ajudar a amenizar linhas de expressão, manchas e sinais de envelhecimento e suavizar olheiras causadas pela desidratação e ressecamento da pele. 

Passo 2

A Black Mud, nossa máscara facial, é uma alternativa extra para quem quer uma pele radiante e fresca. Sem contar que ela pode ser usada junto do tratamento com o Immortelle uma vez por semana. Seu óleo essencial de Laranja Doce elimina toxinas, desintoxica e remove as impurezas da pele e sua vitamina C atua como antioxidante sendo um ótimo aliado no tratamento de rugas.

Passo 3

Para complementar o tratamento facial, o Sugar Body Scrub hidrata e nutre a pele do corpo enquanto esfolia. Seus óleos essenciais o tornam um poderoso regenerador de tecido cutâneo ideal para todos os tipos de pele. 

Dica Bônus

O nosso blend relaxante é um ótimo produto para quem quer começar a alinhar sua rotina de beleza com o cuidado interno. Ele é uma mistura de 4 óleos essenciais que trabalham no nosso sistema nervoso, agindo diretamente nas emoções e ajudando a aliviar o estresse, a relaxar, tranquilizar e acalmar. 

Gostou da ideia? Quer testar? Basta entrar em contato com o Gui, nosso aromaterapeuta e consultor! Chama ele no whatsapp.

Deixe um comentário

Conheça alguns dos nossos hidratantes que podem ser seus aliados para manter a hidratação do corpo no verão!