Entenda o termo "clean beauty" e sua importância no mundo da cosmética

Talvez muitas de vocês já tenham escutado o termo por aí, mas vocês sabem o que realmente ele significa? A gente vai contar pra vocês sobre o seu significado na indústria da cosmética e sua importância para um mundo melhor pra você e pra todas. Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 42 segundos.

 

Clean Beauty: entenda o termo de uma vez por todas.

Trata-se de uma alternativa para quem busca por produtos saudáveis, naturais e se preocupa com o meio ambiente. Nascida no Japão, ela ganhou força nos Estados Unidos e no mundo principalmente entre os millenials, que são cada vez mais adeptos do consumo consciente.

O movimento preza pela transparência das marcas ao descrever todos os ativos que compõem seus produtos. Isso quer dizer listar todos os ingredientes que fazem parte da sua formulação sem ocultar nenhum, sem fazer uso de termos genéricos ou promessas falsas que o produto não é capaz de cumprir.

Para conseguir se enquadrar no grupo de cosméticos pertencentes ao movimento é preciso seguir duas regras:

  1. Todos cosméticos e produtos que se enquadram nesse conceito de beleza não devem apresentar qualquer ativo tóxico (parabeno, silicone, sulfatos) que podem causas riscos e malefícios para a saúde, como vermelhidão na pele, reações alérgicas, alterações hormonais e irritação causadas pelas fragrâncias que não sejam naturais. Sua composição precisa ter pelos menos 95% de obra prima natural.
  2. Todos os produtos devem ter uma lista completa dos ingredientes usados na formulação desse cosmético, já que a transparência com o seu público é uma das principais ideologias do conceito de beleza limpa.

É importante não confundir o movimento com cosméticos veganos, naturais ou orgânicos, que apesar de semelhantes, possuem diversas diferenças. A principal preocupação do Clean Beauty é o desenvolvimento de cosméticos livres de toxinas. O que não quer dizer que eles precisem ser veganos, orgânicos ou naturais.

 

Conheça os benefícios de realizar a transição para cosméticos naturais!

Nos últimos anos, os aficionados por beleza viram o crescimento do mercado de produtos orgânicos, naturais e sem conservantes. De acordo com um estudo da Kantar Worldpanel, existem três motivos básicos para essa mudança e o aumento na preferência pela chamada clean beauty: preservar o meio ambiente, parecer natural e sentir-se confortável no próprio corpo.

Essa preferência por cosméticos naturais acontece num momento em que há maior informação sobre o tipo de substância que está se colocando na pele e o aumento de consciência sobre quão prejudicial os cosméticos tradicionais podem ser. Muitos deles, trazem doses altas de fragrâncias sintéticas, sulfato, petrolato, chumbo e até mesmo ingredientes geneticamente modificados, que podem causar altos danos à pele.

O caderno de tendências da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) aponta o mindfulness como uma tendência forte para os cuidados com a pele, assim como cosméticos naturais, veganos e orgânicos que trazem relaxamento e momentos de autocuidado em meio a uma rotina cada vez mais agitada e estressada. A busca pela clean beauty é um movimento de autocuidado e de reconexão com o meio ambiente. 

 

A Filosofia e os valores da Essencial Organics

Para nós, da Essencial Organics, é uma premissa básica manter a saúde da pele de todos os nossos clientes. Por isso, acreditamos que a natureza é o único meio necessário para produção de todos os nossos produtos. Buscamos utilizar matérias-primas que sigam uma linha saudável, pura, natural e que proporcione cuidados com a beleza que sejam totalmente livres de toxinas prejudiciais.

Além disso, prezamos pelo bem do nosso planeta e de todas as formas de vida que há nele. Por isso, nossos produtos de composição natural não poluem o meio ambiente, não realizamos testes em animais,  nossas embalagens são 100% recicláveis e possuímos o selo do Eureciclo, pois reciclamos anualmente todo o plástico vindo dos nossos produtos.

Preocupados com a nossa pegada ecológica, não fazemos uso de óleos minerais (derivados do petróleo), nem de conservantes químicos na produção, assim como nossas fórmulas possuem de 90% a 100% de ingredientes naturais e 26% dos nossos insumos são orgânicos! Dessa forma, garantimos produtos que não causam reações alérgicas como acne cosmética, coceira e vermelhidão, e auxiliam na conexão com o seu interior. Além dos benefícios físicos e mentais, nossos produtos são sustentáveis e estamos frequentemente repensando nossos processos para reduzir ainda mais o impacto ambiental.

Que tal começar a transição para os cosméticos naturais com os nossos?

 

95 comentários

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

555

1 Mês dia ano

Deixe um comentário

Conheça alguns dos nossos hidratantes que podem ser seus aliados para manter a hidratação do corpo no verão!