Skip to content

Cart

Your cart is empty

Article: GREENWASHING: ENTENDA O QUE É E COMO NÃO CAIR

GREENWASHING: ENTENDA O QUE É E COMO NÃO CAIR
Planeta Verde

GREENWASHING: ENTENDA O QUE É E COMO NÃO CAIR

Descrição: O greenwashing é uma prática comum em que empresas usam a sustentabilidade apenas para atrair consumidores, sem investir em práticas sustentáveis. Isso pode levar a danos ambientais significativos e prejudicar a participação ativa na redução de emissões de carbono. Empresas que utilizam o greenwashing podem sofrer penalidades de acordo com algumas leis. A Essencial Organics possui selos sustentáveis e apoia projetos de conservação florestal.

Quando falamos de consumo consciente, é comum lembrarmos de certos produtos com a frase "100% sustentável” na embalagem. Mas você sabia que nem todas as empresas realmente praticam essas sustentabilidade, mas, sim, apenas usam o conceito para atrair consumidores?

O greenwashing é uma prática muito comum no mercado atual, em que as empresas tentam se apresentar como ambientalmente corretas, mas, na verdade, não colocam esse posicionamento na prática.

Uma pesquisa feita pela European Comission (EC), em 2021, concluiu que, dentre as 344 alegações suspeitas de diversas organizações, 59% delas não forneceram provas acessíveis aos consumidores provando a carência de impacto negativo de um produto no meio ambiente.

Qual a origem do nome?

O termo surgiu na década de 1990 com a publicação de um artigo da revista New Scientist, que usou a expressão como uma analogia a "Brainwashing", isto é, lavagem cerebral.

Qual o impacto?

Isso pode ter um grande impacto socioambiental, uma vez que as empresas que utilizam essa estratégia acabam não investindo em práticas sustentáveis. Essa falta de investimento pode levar a danos ambientais significativos, como a poluição do ar, da água e do solo, a perda de biodiversidade e a mudança climática.

O greenwashing auxilia a impedir que haja um grande engajamento da sociedade na participação ativa no cumprimento das metas de emissão de carbono estabelecidas pelas autoridades ambientais internacionais. Isso considerando que, de acordo com o relatório Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estamos em uma situação de emergência climática, apontada como "código vermelho” pela ONU.

Se acontecer, a empresa sofrerá algo?

Sim, pois estará em inconformidade com a Lei nº 8.078/1990 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a propaganda enganosa.

Além disso, práticas ambientais ilegais podem levar a organização a sofrer penalidades de acordo com a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010), entre outras.

Como identificar se é realmente sustentável?

Existem selos ambientais em algumas embalagens que podem te ajudar na hora de fazer compras. As empresas EuReciclo, Beleza Sustentável, Instituto Lixo Zero, PETA, Cosmos e EcoSun Pass são algumas das certificações oficiais que apontam se a prática sustentável é verídica ou não.

E a Essencial Organics nisso?

Aqui, na Essencial, temos os selos EuReciclo, Cruelty Free e Reciclo Beleza Sustentável e também apoiamos o projeto de conservação florestal Jari Para, na Floresta Amazônica.

Na composição de nossos produtos, usamos apenas ingredientes natural, de origem vegetal certificada, sem qualquer exploração animal envolvida.

96,7% das embalagens plásticas são produzidas com plástico biodegradável. Já as embalagens de vidro são 100% vindas da reciclagem.

100% dos impressos são confeccionados em papel reciclado ou misto, de fontes preservadas e renováveis com certificação. Além disso, todas as tintas que usamos são de origem vegetal e são biodegradáveis.

Estamos comprometidos em te oferecer transformações reais e verdadeiras.

 

Escrito por Juliana Gomes

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

VEJA MAIS

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM?
Aromaterapia

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM?

Sabe aqueles dias em que você precisa de um impulso extra de foco, quer aliviar dores de cabeça e adicionar mais alegria à sua rotina? Se a resposta é sim, temos a indicação perfeita: o Óleo Essenc...

Read more
MUDAR 50% DA ALIMENTAÇÃO DE ORIGEM ANIMAL POR OPÇÕES À BASE DE PLANTAS PODE DIMINUIR O EFEITO ESTUFA
Ativismo

MUDAR 50% DA ALIMENTAÇÃO DE ORIGEM ANIMAL POR OPÇÕES À BASE DE PLANTAS PODE DIMINUIR O EFEITO ESTUFA

A revista Nature Communications publicou um estudo em setembro de 2023 que sugere que a redução em 50% do consumo de carne e laticínios por alternativas à base de plantas até 2050 pode trazer benef...

Read more
SAIBA 4 DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO VERÃO
Beleza

SAIBA 4 DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO VERÃO

Por isso, separamos 4 dicas para aproveitar bastante o verão com a pele e corpo saudáveis.

Read more